Um dos pontos mais relevantes num processo seletivo é a definição do perfil da posição e da empresa requisitante.
A partir de um perfil descrito e que muitas vezes já está definido pela organização do RH da empresa, no meu ponto de vista, sempre é necessário haver uma conversa com o requisitante, ou o gestor da vaga para agregar valor à definição. Hoje existem o Skype ou aplicativos semelhantes que ajudam nesta fase. Não é o que se difunde atualmente, mas ainda acho primordial o “face to face” com o gestor.
O que é importante é entender o que o profissional terá como tarefas, sobre o que será responsável.
Para tal, existem itens que podemos definir como principais:
- Qual a área, o departamento, o que faz este departamento;
- Definição do perfil técnico, qual a experiência técnica anterior, ou seja, muito importante entender quais as atividades técnicas. Este item muitas vezes é uma das definições mais importantes para o sucesso da busca do profissional.
- Cultura da organização, sua história e posição no mercado nacional e global;
- Quantas pessoas fazem parte da equipe na qual ele estará inserido ou como é a equipe que estará sob sua gestão;
- Para quem este profissional irá responder e uma vez que você está em frente a ele, poderá perceber melhor o seu perfil;
- Qual o perfil pessoal e/ou comportamental que se espera deste profissional e aí entram a postura, as reações a certas situações, pois é muito comum que o gestor, pautado no perfil do antecessor do cargo, o qual tenha deixado boas e/ou más impressões, se queira uma pessoa mais próxima ou então bem distante do comportamento do anterior (este é um item muito importante e muitas vezes a empresa já tem um elenco de competências a serem seguidas. Caso não, o consultor terá que ajudar a defini-las);
- Freqüência das viagens, local do trabalho, se haverá mudança de cidade;
- Nível de fluência de idiomas e, para tanto, se existem testes específicos que são exigidos que sejam aplicados;
- Grade da remuneração, máxima e mínima, e, atrelados, vêm os benefícios à posição.
A importância de um perfil bem tirado é acertar na busca, não ter que refazer o processo. É mostrar para o seu cliente que você tem competência e supera as expectativas.